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Projeto e Fabricação de Winglets para 

Edge 540V2

Após identificar a necessidade de alguns de seus clientes, a Advantage iniciou o projeto de winglets desenvolvidas especificamente para as corridas aéreas da Red Bull Air Race (RBAR). Um circuito típico da corrida consiste de uma combinação de diversas condições de voo, incluindo trechos com retas de alta aceleração, combinados com curvas com alta força-G e manobras com curvas alternadas em alta velocidade (chicane). Um winglet sempre piora a performance para algumas condições de voo, em troca de uma melhora para outras. Portanto, para uma aeronave que tem condições de voo muito variadas, como uma competidora da RBAR, o projeto de winglets se torna um desafio muito complexa.

Para propor uma solução para este projeto, a Advantage desenvolveu um simulador de trajetórias das corridas da RBAR, capaz de reproduzir o circuito traçado pela aeronave, baseado nas características aerodinâmicas e do motor da aeronave. Através do simulador, foi possível determinar a real influência de winglets no desempenho do Edge540V2 em um circuito típico da RBAR. O objetivo foi minimizar o tempo que a aeronave demora para percorrer o circuito completo, avaliando desempenho da winglet durante todo o trajeto.

Utilizando um conjunto de softwares de análise aerodinâmica desenvolvidos pela Advantage, milhões de possíveis winglets foram modeladas e avaliadas para determinar qual apresentaria o maior ganho de desempenho. O desafio incluía ainda limitar o tamanho das peças a um tamanho que não atrapalhasse os pilotos na passagem pelos gates da competição e avaliar a influência das winglets na velocidade de rolamento da aeronave, para que não atrapalhasse em manobras.

Após a determinação do melhor formato aerodinâmico, a estrutura da winglet foi projetada de maneira a garantir a operação segura da aeronave com o menor peso possível. A estrutura escolhida é composta por uma casca de fibra de carbono, reforçada por longarinas e nervuras feitas em um sanduíche de fibra de carbono com espuma de PVC.

As peças foram fabricadas pela Advantage e instaladas durante a etapa de San Diego da RBAR para a equipe do piloto Nicolas Ivanoff. Após testes de voo, a peça foi aprovada e utilizada na competição. Os resultados mostraram a eficácia do projeto e resultaram em mais um cliente satisfeito com a Advantage.

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